Gestão de Recursos Humanos

Tecnólogo

4 semestres


Este tecnólogo desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. Participa, ainda, da execução da política salarial da organização.

É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da companhia. Também planeja programas que visem a melhoria da qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho. Cabe ao profissional a avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários.


Sobre o Curso

O curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos EaD+ da UninCor oferece uma ampla formação composta por 1800 horas de disciplinas práticas e teóricas distribuídas ao longo de dois (02) anos, ou seja, quatro (4) semestres; com o objetivo de formar profissionais preparados para os novos desafios do mercado de trabalho o curso atua conforme as exigências do Ministério de Educação (MEC).

Objetivos

Os principais objetivos do curso, refere-se a formação de um profissional capaz de :

  • Planejar e gerenciar sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios.
  • Desenvolver planos de carreira.
  • Promover o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias).
  • Planejar programas de qualidade de vida no trabalho.
  • Especificar e gerencia sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização.
  • Avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores.
  • Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
Estrutura Curricular

Período

Disciplina

Carga Horária

Prática

Teórica

Desenvolvimento do Pensamento Filosófico

80

 

80

Estatística Aplicada

40

 

40

Estratégia de Decisões no Ambiente Organizacional

80

 

80

Administração de Pessoal

80

 

80

PIN: Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação

80

40

40

Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional

80

 

80

Subtotal

440

40

400

2º 

Administração Mercadológica

80

 

80

Desenvolvimento Social e Humano

80

 

80

Psicologia Organizacional

80

 

80

Captação de Pessoas: Recrutamento e seleção

80

 

80

PIN: Educação Étnico-racial e de Gênero

80

40

40

Disciplina Optativa

80

 

80

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

80

 

80

Subtotal

560

40

520

Comunicação e Processo Científico

80

 

80

Estágio Supervisionado A

50

50

 

Gestão de Benefícios e Assistência Social

80

 

80

Medicina, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho

40

 

40

Avaliação de Desempenho

40

 

40

Direito Trabalhista e Previdenciário

80

 

80

Subtotal

370

50

320

Estágio Supervisionado B

50

50

 

Estratégias de Liderança e Motivação de Equipes

40

 

40

Gestão de Cargos, Carreira e Remuneração

40

 

40

PIN: Responsabilidade Social e Meio ambiente

80

40

40

Sistemas de Informação

40

 

40

Gestão de Conflitos e Negociação

40

 

40

Auditoria, Consultoria e tecnologia em Recursos Humanos

40

 

40

Subtotal

330

90

240

X

AACC

100

 

 

 

 

 

Disciplinas Optativas

Disciplinas

Carga Horária

Prática

Subtotal

Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

80

 

80

Consultoria Empresarial

80

 

80

Jogos e simulação de Empresas

80

 

80

 

 

 

Atividades a serem integralizadas ao longo do Curso

 

Carga Horária

Atividades Complementares

100 horas

Estágio Supervisionado

100 horas

Total

200 horas

 

 

Carga Horária – Resumo

Disciplinas

1600 horas

Estágios

100 horas

Atividades Complementares

100 horas

Carga Horária Total em Horas

  1. horas

 

 

 

Coordenador

Lourival Eustáquio de Melo

Corpo Docente

Luciano Marcos Dias Cavalcanti - Lattes


Cilene Margarete Pereira - Lattes


Egrimar Lazaro dos Santos - Lattes


Fábio Antônio Pimenta de Biasso - Lattes


Fabiola Procópio Sarrapio - Lattes


Leiner Marchetti Pereira - Lattes


Samuel Carvalho dos santos - Lattes


Zionel santana - Lattes


Lourival Estáquio de Melo - Lattes


Luciana Barcelos Penha - Lattes


Luiz Antônio Andriatta - Lattes


Marcelo da Silva Reis - Lattes


Maria Celina da Piedade Ribeiro - Lattes


Priscila Ligabo Muralolli - Lattes


Letícia Rodrigues da Fonseca - Lattes


Terezinha Richartz Santana - Lattes


Nivaldo da Silva - Lattes


Luiza Prócopio Sarrapio - Lattes

 

Atividades e Avaliações

O curso de Tecnologia em Recursos Humanos EaD é composto por aulas interativas, que exploram recursos visuais e textuais, elaboradas para englobar todos os estilos de aprendizagem. As aulas são reforçadas por meio de exercícios de fixação, que trabalham o conteúdo estudado de forma intuitiva, tal como uma revisão.

Durante toda a disciplina o estudante faz diversas Atividades Avaliativas a Distância (AAD), no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e quando termina o conteúdo referente à disciplina o aluno realiza uma Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) e/ou Atividade Prática Presencial (APP).

Para ser aprovado é necessário que o aluno obtenha, na somatória das  Atividades Avaliativas à Distância (AAD) e da Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) e/ou Atividade Prática Presencial (APP), nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

Tanto a Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) quanto a Atividade Prática Presencial (APP) serão agendadas pelos próprios alunos conforme as datas e locais disponíveis no calendário específico do semestre letivo do aluno.

Encontros Presenciais

Na EaD quando você precisa comparecer presencialmente na instituição?

  • Para realização das “Atividades Práticas Presenciais (APP)” previstas na Matriz curricular, sendo realizadas seguindo periodicidade mensal.

  • Para realização da “Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP)”, momento avaliativo de caráter semestral.

Os encontros são oferecidos as sextas-feiras e sábados, em datas pré-definidas no Calendário Acadêmico.

Polos

O curso de Tecnologia em Recursos Humanos EaD é ofertado nos polos de:

  • Três Corações
  • Betim
  • Belo Horizonte
  • Caxambu

Dúvidas? Fale com o Coordenador Pedagógico: pedagogico@ead.unincor.br
 

Perfil do Egresso

O egresso do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos deverá estar apto ao exercício do planejamento, execução, controle e gestão de todas as funções estratégicas da administração de pessoas, e seus subsistemas tais como recrutamento e seleção, cargos, carreiras e remuneração, treinamento e desenvolvimento, gestão e avaliação do desempenho, rotinas de pessoal, medicina, segurança e qualidade de vida no trabalho e sistemas de informação de recursos humanos. Deverá ainda possuir visão sistêmica do negócio e competência para atuar em sintonia com os anseios dos profissionais e a realização dos objetivos organizacionais, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento individual e de grupo, cuidando da motivação.

Habilidades e Competências

I. Expressar-se com clareza, ética e responsabilidade;


II. Realizar negociações que visem unir os interesses organizacionais e a satisfação das pessoas;


III. Ser capaz de administrar pessoas conduzindo-as ao cumprimento de metas e objetivos obedecendo aos aspectos legais;


IV. Desenvolver ferramentas e modelos de remuneração estratégica e por competência;


IV. Implantar plano de cargos e salários;


VI. Trabalhar de acordo com as normas estabelecidas nas rotinas e práticas trabalhistas;


VII. Saber dialogar e negociar com órgãos de classe e representações sindicais;


VIII. Desenvolver programas voltados a higiene, seguranças e qualidade de vida no trabalho;


IX. Administrar práticas de recrutamento e seleção;


X. Elaborar e administrar os processos de treinamento e desenvolvimento;


XI. Adotar uma visão crítica sobre as metodologias de gestão de pessoas, da cultura e do comportamento empresarial;


XII. Ser capaz de desenvolver, divulgar e implantar pesquisas, projetos e programas voltados a motivação de pessoal;


XIII. Desenvolver e administrar a avaliação de desempenho;


XIV. Participar do planejamento estratégico da organização e saber defender seus projetos;


XV. Utilizar das ferramentas estatísticas para realizar os trabalhos relativos aos processos de Recursos Humanos;


XVI. Detectar o clima organizacional através dos instrumentos e propor melhorias para satisfação e motivação dos colaboradores da organização;


XVII. Desenvolver trabalhos de consultoria interna e externa, com postura adequada e visão crítica de cada organização;


XVIII. Conscientizar sobre os papéis gerenciais e de liderança visando otimização dos resultados das equipes;


XIX. Compreender a importância do empreendedorismo para o crescimento sustentável de um país.


Autoavaliação

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da autoavaliação do curso:

•    Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
•    Definição dos instrumentos a serem utilizados.
•    Desenvolvimento da autoavaliação.
•    Identificação de problemas e conquistas.
•    Identificação de soluções.
•    Divulgação e discussão dos resultados.
•    Elaboração de Plano de Ação.
•    Acompanhamento / Controle.

Formas de Acesso

O ingresso no curso, tal qual como nos outros oferecidos pela IES, ocorre mediante processo de seleção. As inscrições para os processos seletivos são divulgadas em edital próprio juntamente com o manual, no qual constam os cursos oferecidos, com as respectivas vagas de acordo com cada modalidade de ingresso, os prazos de inscrição, a relação e o período das provas, testes, entrevistas ou análise de currículos, os critérios de classificação e desempate e demais informações necessárias ao candidato. 


A Universidade Vale do Rio Verde apresenta as seguintes modalidades de ingresso:


Vestibular Online de caráter classificatório e eliminatório: composta de uma prova de redação online; visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo.


Prova Agendada de caráter classificatório e eliminatório: composta de uma prova presencial de redação que será realizada em data previamente escolhida pelo candidato; visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo.


Programa Universidade para Todos / ProUni: esta modalidade segue os critérios de seleção  definidos pelo Ministério da Educação.


Acesso via ENEM: contemplará os candidatos que quiserem utilizar a nota por eles obtida em um dos 4 últimos exames do ENEM.


Os candidatos também podem ingressar no curso por meio de transferências internas e externas e obtenção de novo título. No caso de transferências, o aluno deverá apresentar a documentação solicitada. Em relação à obtenção de novo título, a documentação solicitada consiste em diploma original, histórico escolar e programas das disciplinas cursadas. As solicitações, tanto de transferências quanto de obtenção de novo título, serão analisadas conforme a disponibilidade de vagas para o curso pretendido.

Infraestrutura física e virtual do curso

Infraestrutura Física dos Laboratórios e Clínicas

A UninCor oferece uma ampla estrutura de laboratórios para seus alunos. O ensino da técnica se aproxima ao máximo da experiência que será vivenciada no mercado de trabalho, em que os discentes serão inseridos.


Com o objetivo de formar profissionais competentes, a UninCor disponibiliza a prática com equipamentos e materiais de qualidade, bem como sua utilização e biossegurança, que é de fundamental importância no resultado final da técnica, além de reproduzir o interesse pela pesquisa por meio da iniciação científica, grupos de pesquisa e TCC.


As aulas em Laboratórios se realizam através de experimentações, ensaios práticos, desenvolvimento de atividades de pesquisa, observação e manipulação, sob a supervisão dos professores dos respectivos conteúdos e/ou monitores, de acordo com a complexidade e finalidade da prática laboratorial.


Todos os laboratórios possuem regulamento próprio, com as normas de funcionamento, utilização e segurança.


Acesso à Informática

A UninCor conta com as seguintes TICs: data show móvel para as aulas nas salas; computadores à disposição dos alunos para estudos e pesquisas, também com acesso à internet e integrados em rede nos laboratórios de informática; o sistema de controle acadêmico adotado na Universidade (Perseus) é totalmente informatizado, possibilitando que alunos e professores tenham acesso remoto às informações; o Moodle é a plataforma que possui todas as ferramentas pedagógicas necessárias para a realização das atividades a distância; o acervo da biblioteca também é todo informatizado, o que facilita a busca pelos alunos de bibliografias e outros materiais.


A biblioteca também possui um Laboratório de Informática próprio, com computadores modernos disponibilizados aos acadêmicos. A Instituição possui rede wireless, com conexão disponível em diversos lugares devido aos vários pontos de acesso instalados, proporcionando flexibilidade ao otimizar a utilização de laptops, redes de dados, entre outros.


Têm por finalidade oferecer apoio ao ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UninCor.


São atividades sob responsabilidade do laboratório de informática:

  • Suporte e treinamento de usuários.
  • Pesquisa e análise de softwares para uso na rede, definindo a viabilidade de aquisição dos mesmos.
  • Pesquisa e análise de softwares para uso na rede, definindo a viabilidade de aquisição dos mesmos.
  • Disponibilidade de equipamentos e softwares para aulas práticas.
  • Disponibilidade de acesso à internet para os usuários.